Capítulo 66

Sakura com vibes de sereia na splash deste capítulo. Ao contrario da informação anterior, este é o primeiro capítulo do volume 14. Essa splash lembra muito a do capítulo 59 de Clear Card .

Todas as reviews anteriores estão aqui!


Finalmente, o castelo

Sakura e o “Senhor Gato” chegam ao castelo da Rainha Vermelha

Chiquérrima essa página

Sakura nota que o castelo e os arredores são feitos de pedra e ferro, sobre uma base de cristal. Ela pergunta por que é assim. O Senhor Gato não responde. Eles descem na entrada, e Sakura parece apreensiva. O Senhor Gato continua impassível.

Ele se curva, e dá boas vinda à Alice dos País dos Relógios ao Castelo da Rainha Vermelha, que está esperando por ela.

Conversas que eu não pensei que presenciaríamos

A cena corta para um papinho via zoom mágico entre Yelan e Eriol, devidamente paramentadinho, para nos surpreender. Eles estão discutindo a técnica que Yelan usou para causar o tal “choquinho” que vem acontecendo toda vez que Sakura e Syaoran encostam suas mãos.

Yelan explica que viu, através da hidromancia, que Syaoran se encontraria em uma situação que teria que diferenciar a Sakura e “aquela que não é ela”, pois é impossível identificá-la só pela aparência.

Só deixei essa imagem aqui porque a Yelan é muito estilosa, precisava exaltar o ícone.

Eriol (logo ele!) parece um tanto chocado (há) pelo uso de um choque para fazer isso. Yelan responde que às vezes precisamos confiar nos instintos ao invés da razão. Eriol nota que, ao não contar isso para o filho, Yelan prova ser rigorosa, como as fofocas que ele escutou contam. Yelan responde que isto é ela sendo gentil..

A reencarnação de Clow, que não cresce, está preocupado por Sakura ter uma carta roubada que está sendo usada pelo mago Kaito. No quadrinho vemos Syaoran, então Yelan segue se referindo ao filho que, como estão lembrados, roubou as cartinhas da crush (com boa intenção…). Yelan diz que isso pode indicar que a carta não atingiu o auge do seu poder, pois Syaoran não conseguiu transferir todo o poder de Sakura para a carta quando ele usou sua magia. * Eriol parece chateado por não ter pensado nessa possibilidade. Yelan diz que a culpa foi do mago, provavelmente se referindo ao filho.

(Que , ao menos desta vez, não é o Mago Clow!)

Eriol pergunta como que Yuna D. Kaito conseguiu tamanha vantagem. Yelan responde que não sabe, pois ele não deveria ser capaz de prever o futuro.

Kaho entra na ligação mágica com uma teoria: talvez ele esteja “voltando o tempo” toda vez que ele se depare com um resultado que não o agrada. Kaito pode estar “rebobinando” e refazendo, continuamente, os acontecimentos. Yelan comenta que, ao fazer isso o mago… reduza a própria vida, completa Eriol.

Yelan se pergunta o que o mago quer, para pagar tamanho preço.

Eriol não sabe, mas agora não há nada mais que eles possam fazer, apenas contar com as duas**.

“Meu trabalho aqui está feito” -“Mas você não fez nada!!”

O Jardim

Sakura e o Senhor Gato entram em um conhecido jardim. Yukito, ou melhor, PROMISE, está sentadinho na fonte com um ar meditativo.

Ele abre os olhos e cumprimenta os visitantes com um boa tarde. Sakura responde “boa tarde”, mas pergunta se não seria “boa noite”, pois já é noite.

Puxando um ronquinho aqui.

Promise responde que o tempo neste reino não segue em linha reta.

“Mesmo sendo o País dos Relógios??” – Sakura parece surpresa. Ela percebe que o tempo passa mais lento ou mais rápido e também volta. Sakura gostaria de saber quem controla isso. Promise dá um sorrisinho.

A menina também quer saber por que as rosas do jardim são brancas, sendo este o castelo da Rainha Vermelha.

(Plantamos as rosas brancas por engano, e a nossa…! Rainha é assim, só quer cor de carmim…)

Sakura sente também que este jardim é muito importante para alguém. Senhor Gato apenas olha de soslaio e apressa “Alice”.

Promise faz o “olhinho Yue” e alerta Sakura para que a menina não se esqueça da “promessa”.

Sakura pergunta com quem ela fez a promessa. Promise não responde e é envolto pela LUCID, e desaparece.

O Senhor Gato apressa novamente.

Os portões se abrem

Interessante a dualidade deste castelo.

Sakura pergunta se ele já se encontrou com a Rainha Vermelha. O gato responde que sim. A menina quer saber como é a Rainha, e se a governante se parece com ela. O gato não responde, apenas dá aquela olhadinha de lado.

Os portões se abrem.

Adorando essas imagens intrincadas.

Ao fundo, SIEGE. De cada lado, KINDNESS e CHOICE (Fujitaka e Touya), como guardiões, encaram os visitantes. Ao centro, Akiho diz que este é o seu castelo, e ela é a Rainha Vermelha.

Já toda trabalhada no look viúva gótica: Kaito, o que você fez???

E assim termina o capítulo.


Comentários

Será este o primeiro capítulo do último volume? Muitos mistérios vem sendo resolvidos, e sinto que talvez seja o último. Ainda mais se tiver o mesmo número de capítulos que o volume anterior.

Lendo o capítulo, tive a sensação que Clear Card se torna mais… fantasioso que as duas sagas anteriores?? Eu SEI que é uma história sobre magia e sempre teve elementos fantásticos, mas eu sinto como se as sagas anteriores fossem mais ancoradas na realidade, por assim dizer. Esse final de Clear Card parece muito mais fantástico que os anteriores. Talvez por Sakura ter perdido o senso de si, e estar totalmente dentro do papel? Não sei.

As falas da peça

O que leva à observação feita pela Cinzia (como sempre salvando quem não fala japonês, como eu, hehehe) que, no texto original, a fonte utilizada nas falas dos que estão interpretando papéis (Sakura/Alice, Akiho/Rainha, Syaoran ???/Gato, etc) são diferentes da usada por Syaoran por exemplo, que entrou naquele mundo sem perder a consciência de si, e não está interpretando um papel. Afinal, alguém já está interpretando seu papel.

Mas quem??

Quem é o Senhor Gato, afinal?

A minha teoria era de que Kaito utilizou a outra carta MIRROR, das Clear Cards, para fazer um falso Syaoran, assim como ele fez com Sakura e a Mirror. Mas uma teoria levantada pela Cinzia é de que o próprio Kaito pode estar lá, transformado em Syaoran/Gato? O look do Gato lembra as roupas que o jovem Kaito usava, afinal. Definitivamente suspeito. Ainda mais levantando a possibilidade que Kaito só conseguiu manipular Mirror por ela estar enfraquecida. Se ele tirou a outra Mirror diretamente de Sakura, seria bem mais difícil.

Isso nos leva aos problemas com a tradução.

Diferenças na tradução

A fala de Yelan sobre o mago, os poderes não estarem em seu máximo, etc. A tradução em PT-BR é confusa. Eu estranhei ela falar e aparecer o Syaoran no quadrinho, mas depois parecer que estavam falando de Kaito. Felizmente, a postagem da Cinzia esclarece esse ponto. Esta foi a interpretação que eu usei na minha review.

*Isso pode indicar que a carta Mirror estava em um estado fragilizado, o que facilitou Kaito conseguir surrupiar e manter controle sobre a carta. Isso seria impossível se ela possuísse o pleno poder de sua verdadeira mestra. Lembrem-se que as cartas, à princípio, resistiram à magia de Syaoran, e só aceitaram ir com o menino quando perceberam que ele não queria “roubar” as cartas por mal. Syaoran teve muita dificuldade em fazer essa transferência, e não se tornou o dono das cartas de fato, pois o contrato ainda estava feito com Sakura. Syaoran, embora bem mais poderoso agora, ainda não tem poder suficiente para conseguir fazer a transferência total dos poderes de Sakura, que, ao final da série original, talvez seja a maga mais poderosa do mundo, segundo Eriol.

Confiar em quem?

** Mais uma polêmica na tradução. A versão PT-BR foi com “as duas”, que eu mantive, pois acho que faz mais sentido? De acordo com o que a Cinzia comenta em sua análise que, no original está “nos dois”, o que podia indicar Sakura e Syaoran. Mas eu realmente acho que a “decisão” vai partir da própria Sakura e de Akiho. Esta é a história delas. Claro que eu posso estar completamente enganada, hehehe. Fica aqui meus dois centavos de aposta.

A arte e o simbolismo

Como sempre, CLAMP entregando artes belíssimas, principalmente neste mundo fantasioso. Eu estava com saudades de ver cenários assim, hehehe. Alex comentou que lembra muito o mangá CLOVER e eu concordo. Sakura vem se distanciando dos fundos lotados de flores e purpurina do original e tendo cenários de fundo mais “enxuto”, com a arquitetura e roupas sendo mais detalhadas.

O castelo é simbólico demais. Obviamente, o jardim é idêntico ao jardim em que Kaito conhece a Lillie, e o mesmo em que Akiho vai conhecer Kaito, anos depois. Por isso é muito importante para alguém. Certamente é importante para Akiho mas, seguindo a lógica que muito do subconsciente de Kaito está sendo utilizado neste mundo, é especialmente importante para o mago também. Foi o lugar onde ele conheceu duas pessoas muito importantes para ele.

O preto e branco do castelo, as rosas brancas, o contraste das roupas de Sakura e Akiho, as engrenagens de relógio e os espinhos das rosas: tudo é simbólico do que Sakura e Ahiko estão passando. Aliás, eu acredito que Akiho está na mesma posição de Sakura: perdeu o senso de si, e acredita que é, de fato a Rainha Vermelha.

O futuro de Kaito

Me surpreende muito o tom mais pesado de Clear Card, no sentido que ao que tudo indica (e a conversa dos três magos neste capítulo reforça) que Kaito vai morrer. Usar sua magia para voltar no tempo tem seu preço: sua vida. Todo desejo tem seu preço equivalente, como sempre disse Yuuko em HOLiC. Mesmo sendo o mago mais poderoso de seu tempo, Clow também teve que pagar seu preço pelas suas decisões. Que dirá Kaito, que é poderoso, mas não é assim O CLOW né. Voltar no tempo gastaria o próprio tempo de Kaito, que vai sendo drenado. Como uma troca equivalente.

O que ele quer, que é salvar Akiho, é um desejo forte suficiente. Mal sabe ele, que fazer isso às custas de sua própria vida não é algo que Akiho quer.

A teoria de Kaho

Eu AMEI a teoria da Kaho. Eu já disse que sentia falta de Kaho e suas observações argutas, como na série original. Voltar no tempo toda vez que o resultado não o agrada. Pensando bem, nós vimos isso acontecer nos diversos “embates finais” de Sakura e Kaito, que não o agradavam por Sakura não ter feito ainda tal carta que ele quer. E Kaito simplesmente rebobinou o tempo. É de se esperar que ele venha fazendo isso com maior frequência do que pensávamos, já que ele parece bem esgotado diversas vezes, quando ninguém está olhando. Isso quer dizer que ele criou timelines alternativas também?? Eu adorei essa possibilidade, embora as IMPLICAÇÕES me fazem ficar quietinha quanto a isso. Pelo AMOR de DEUS, eu não aguento mais teorias bizarras que o fandom não desapega, como a de que o Tsubasa é filho de Sakura e Syaoran de CCS. Simplesmente PAREM.

Pensando por outro lado, Talvez seja daí o loop para salvar Kaito? Usar uma timeline que ele não fez isso?? Sei lá, eu simplesmente não duvidaria que Sakura tenha poder para isso.

Como já falei antes, muito me admira o tom sombrio em Clear Card. Se fosse qualquer outro mangá do CLAMP eu jamais estranharia.

Mas, a magia tem suas consequências.

Tsubasa me traumatizou

Depois que eu li, estava contando o plot do capítulo para a minha irmã, e soltei com enorme naturalidade “Sakura parece ter perdido suas memórias.” Assim que a frase saiu, comecei a rir histericamente por não acreditar que eu estaria falando isso mais uma vez, ainda por cima no mangá de CCS agora. É nesses momentos que eu vejo o nível do trauma que Tsubasa me causou. Adoro.

As cartas que faltam

Alex, em sua postagem, lembra que, das cartas “humanas”, não vimos ainda a REWIND (Syaoran) e a DREAMING (A Figura Encapuzada Misteriosa). O que é DEFINITIVAMENTE SUSPEITO. Rewind, que faz coisas voltarem no tempo, e tem a cara de Syaoran, e Dreaming, carta de sonho que tem aquela figura misteriosa que vem atormentando Sakura. É notavelmente SUSPEITO.

Uma coisa que me deixa feliz é ter meio que adivinhado certo o meu palpite que as últimas cartas que Sakura criou, principalmente, teriam alguma participação no embate final.

Mas que a Yelan era responsável pelo choquinho me surpreendeu. E faz TANTO sentido!

Bom por hora é isso. Até a próxima!!!


Se você gosta do Little Sakura, considere apoiar o projeto!


<<< Capítulo 65

Capítulo 67 >>>