Capítulo 80

Chegamos finamente no último capítulo de Clear Card!!! Todas as questões foram solucionadas? Deu tudo certo no final? Vamos discutir sobre isso.

Eu gravei um videozinho com a minha reação à primeira leitura do último capítulo. Achei que seria interessante registrar, sei lá. Tive que editar pra botar um temperinho a mais de palhaçada, e você pode assistir aqui no canal do Little Sakura.

Essa ilustração da capa do capítulo lembra o último da saga das cartas Sakura, amei a referência.

Sentindo um favoritismo pesado com a cartinha Flight.

Todas as reviews anteriores estão aqui!


Cochilinho

Sakura está conversando com Eriol, o mago que finge ser criança eternamente e Kaho pelo telefone. Ela conta que ficou dormindo por quatro (!!!) dias. Eriol explica que Sakura utilizou uma quantidade enorme de poder mágico, então isso era de se esperar, mas todos ficaram preocupados com a menina até ela acordar. Sakura aproveita para agradecer a ajuda dos dois.

O mago diz que teve a impressão de que na hora da magia as “palavras” se descolaram do “livro” e viraram pequenos livros. Ele quer saber se Sakura sabe onde eles estão. Ela responde que eles estão na sua casa, na biblioteca do seu pai.

O maior bibliotecário mágico de Tomoeda

Segue um flashback com uma pilha de livros esquisitos, entulhados no porão biblioteca de Fujitaka. Enquanto Sakura procura uma explicação para isso, o professor casualmente folheia os livros, perguntando se esses livros vieram parar em casa por resultado do grande esforço de Sakura. Ela concorda e Fujitaka diz estar feliz, pois sentia que desde o quarto ano do fundamental a Sakura enfrentava muitas coisas, mas que não havia muito que ele pudesse fazer, mas que agora, com esses livros, ele finalmente vai poder ajudar.

Sakura fica bem surpresa e encantada com a declaração de seu pai, que está virando as páginas de um livro que contem uma certa ilustração conhecida…

Comparativo da ilustração do livro com a tatuagem de Fay, acima.

Fujitaka diz que está tudo bem, pois eles já tem livros estranhos lá (o que seriam mais livros estranhos em casa, não é mesmo?). Ele também diz que tudo tem uma hora certa para ir para o lugar certo, e que, um dia, esses livros também irão para onde devem ir. E até lá, ele cuidará dos livros.

Fim do flashback. Eriol diz que eles podem ficar tranquilos quanto aos livros então, e Sakura concorda.

Cartinhas

Desta vez, é Sakura a fazer uma pergunta para Eriol: o que aconteceu com as cartas transparentes? Eriol dá uma grande explicação que é basicamente:

  • o mundo foi reescrito e se tornou o poder que ativou a magia proibida;
  • a magia proibida estava registrada no livro guardado por Momo;
  • Sakura cria as cartas Vazio e Recomeçar, e as utiliza em uma magia tão grandiosa que esgotou o poder mágico das próprias cartas.
  • ….
  • profit?

Sakura quer saber se elas desapareceram. As cartas Sakura flutuam, e agora parecem ter integrado elementos das Clear Cards. Eriol explica que, como Sakura usou suas cartas com o báculo dos sonhos, elas sofreram essa influência. A carta FLIGHT foi a única que permaneceu: uma carta persistente, como disse o Eriol. O mago e Kaho tranquilizam Sakura, dizendo que as cartas estão bem e ainda continuam amando muito a mestra.

Sakura também quer saber de Akiho e Kaito, mas essa conversa é interrompida para nós.

Enfim, é hora de ir para a escola, e Sakura se despede dos amigos na Inglaterra. Kero pede que a menina não se esforce demais.

O lugar para onde as coisas devem ir

Sakura abre seu porta joias, que contém a chave do báculo dos sonhos e do báculo da estrela. E se pergunta se um dia a chave da estrela também irá para onde ela deve ir…

Doutor, esse foi o motivo do meu colapso (a referência a um spoiler de 14 anos atrás ahahahahh)

Ela vai sim Sakura.

Sakura desce as escadas, e Touya já começa com sua rotina de zoeira da irmã, e diz que ela vai ficar sem lanche por quatro dias. Sakura fica inconformada, mas também está atrasada e precisa correr. Quando ela sai, Touya E KERO NO OMBRO DO TOUYA ficam olhando a correria, e Touya diz que quatro dias é o tempo que ela ficou desacordada. Kero concorda.

Isso mesmo que eu pedi CLAMP, o fim desta farsa!!! E o começo de uma linda amizade.

Sakura abre a porta de casa e Syaoran está esperando no portão. Sakura percebe que ele ficou preocupado, mesmo ela tendo avisado antes que estava bem. O garoto diz que também queria vê-la logo. Enquanto caminham, Sakura agradece Syaoran, não apenas por vir buscá-la, mas como por várias coisas. Ele diz que fica feliz em poder ajudar, pelo menos um pouco.

Sakura conta que já avisou todos que ela acordou e agradeceu, mas ainda falta ir até a casa do Yukito pessoalmente, e que lá também estão Ruby e Suppi.

Preço equivalente

Falando neles, a cena muda para a casa do Yukito, que estão conversando sobre a visita de Sakura. Yuki fica pensando que tipo de doce vai servir. Nakuru pede que Yukito não saia mais por aí fazendo nada que exija um “preço equivalente”. Yuki responde, todo sorridente, que não pode prometer. Nakuru chama o Yukito de cabeça dura, e Suppi fica lá pensando que todos os que tem atributo da lua são cabeça dura.

Todos os livros do mundo

Na escola, Tomoyo pede que Sakura vá com calma hoje. A professora tem um anúncio: Akiho vai sair da escola em um mês. Tomoyo está chocada, mas Sakura, que parece já saber, dá um sorriso.

No intervalo, a turminha de Sakura se junta para conversar. Chiharu diz que é triste Akiho se mudar e Naoko lamenta profundamente, pois Akiho foi ótima na peça e também uma boa conselheira do roteiro. Tomoyo diz que o clube do coral vai sentir falta dela também. Yamazaki pergunta se Akiho vai viajar para fora do país, e ela confirma.

Akiho se lembra que tem que ir falar com os professores, e Sakura se oferece para acompanhar, mesmo Akiho protestando que sabe o caminho.

Elas vão conversando, e Sakura conta que o Eriol, fofoqueiro, já havia contado sobre a mudança de Akiho. Ela pergunta por que ela vai mudar de escola. Akiho conta que conversou com o Eriol depois de tudo, e que o mago vai ajudá-la no que ela precisar, inclusive em relação ao Kaito. Eriol também contou que Kaito se machucava toda vez que usava a magia do tempo e que ele não teria a menor condição de usar a “magia proibida”.

Akiho ainda explica que quando Sakura conseguiu trazer Eriol de volta a sua forma original, o relógio de bolso dele quase foi consrtado e “parou”: graças a isso, o “tempo” de Kaito também parou. Sakura pergunta se ele agora não vai mais se machucar nem sofrer. Akiho confirma que não. Akiho diz que agora quer procurar uma magia para curar Kaito e uma que faça o tempo dele voltar a avançar, e ela tem certeza que em algum lugar do mundo tem um livro que contenha essa magia.

Akiho quer também encontrar a Momo e seu livro. Além desses livros que ela está buscando, certamente vai encontrar outros livros que nunca leu. Agora, diz Akiho, ela pode ir para onde quiser e quando quiser, por vontade própria, junto com o Kaito.

Sakura comenta que os livros são muito importantes e especiais para Akiho.

Agora é uma parte inédita com o Kaito

Kaito ainda está fraquinho, deitado na cama. Akiho vai contar o seu dia, e diz estar feliz que todos vão sentir sua falta. Ela também avisa que vai fazer um croquete sem fritura que aprendeu com Sakura para a janta.

Kaito então PEDE DESCULPAS, por ter planejado e decidido tudo sozinho, mesmo Akiho sendo alguém que pode escrever seu próprio destino em um livro em branco.

O mago também revela que usa um nome falso, e pergunta se pode dizer o verdadeiro. Akiho pergunta se ela pode saber de algo tão importante assim, e ele responde que quer que ela saiba: seu nome verdadeiro é Cristaux.

Akiho diz que escreveu o nome verdadeiro de Kaito na página mais importante do seu “livro”, para que nunca se esqueça. Kaito fica feliz.

Eriol não sai do telefone, e já conversou com metade do elenco

Sakura, Syaoran e Tomoyo estão voltando juntos da escola. Syaoran conta que o Eriol também falou com ele, e disse que vai comprar a casa da Akiho do jeito que está e vai cuidar dela. Sakura fica contente que os livros da coleção da amiga vão ficar conservados.

Tomoyo pergunta sobre o quarto de Akiho na casa de Sakura, e ela diz ter conversado com o seu pai, que concordou em mantê-lo como está, para que Akiho possa voltar a qualquer hora.

Mas Sakura confessa que ainda fica muito triste com a separação.

Despedida

Sakura e Syaoran vão se despedir de Akiho e Kaito. Ela agradece que eles tenham vindo tão cedo, e Sakura responde que faz questão de se despedir deles.

Enquanto as amigas conversam, Kaito fala com Syaoran sobre a “magia do tempo”. Ele diz ter escutado a conversa entre ele e Sakura enquanto estava na forma de dragão e oferece ensinar a magia do tempo para Syaoran, se ele quiser utilizá-la, pois ele não utilizaria ela da maneira errada………..

Sei não.

Nunca, jamais, Syaoran pensaria em usar magia de forma duvidosa, é claro que não!

Syaoran fica surpreso e Kaito puxa o celular dizendo que seria conveniente se eles souberem o contato um do outro. Ele e Syaoran trocam contatinhos.

Sakura e Akiho observam a conversa, curiosas, ao longe.

Akiho cochicha para Sakura, confessando que seu nome verdadeiro é “Cosmos”, como sua florzinha favorita. Ela conta que ficou muito feliz quando soube pela primeira vez que as duas tinham o mesmo ideogramas no nome. Sakura também diz que ficou feliz, e agradece por Akiho ter contado seu verdadeiro nome.

Achei a página tão bonita que vou colocar aqui para ilustrar.

Akiho também diz que, por enquanto, ainda é segredo para o Kaito, pois ela ainda está um pouco brava com ele. Sakura não vê problema nisso pois, afinal, estarão juntos para sempre.

E acaba assim! Clear Card chega ao seu final. Emocionante.


Comentários

Muita coisa em aberto, muitas dúvidas ainda no ar e uma portinha aberta para uma possível continuação… pelo menos foi o que eu senti. Mas muitas coisas foram explicadas nesse capítulo, e eu fico contente com isso. Eu GOSTO de EXPLICAÇÕES no mangá.

Ahhh um crossoverzinho com HOLiC seria interessante, não? Vamos aumentar ainda mais essa rede de contatinhos mágicos, Sakura!

Algumas coisinhas:

  • Muito legal os livrinhos mágicos com Fujitka. Me fez pensar que o Livro Clow também estava ali, nesta mesma biblioteca, apenas aguardando o momento de ir para onde deveria ir. Eu adoraria ver mais desses livros e o destino deles. O Alex comentou em sua análise que é uma coisa interessante para o CLAMP aproveitar em outras obras e eu concordo.
  • Eu fiquei confusa com a coisa da casa. O Eriol já não era o dono antes? Enfim, o equilíbrio foi restaurado e o projetinho de Clow retorna para a casa mágica de Clow. Eu presumo que ele vai voltar a morar em Tomoeda? Para cuidar da casa então? Que é um lugar bem… mágico, para ser deixado de lado assim.
  • Também fiquei confusa com o fato do quarto da Akiho ter permanecido na casa de Sakura. Esse quarto existia na realidade em que as suas eram gêmeas, mas parece que as realidades se misturaram?
  • O nome verdadeiro do Kaito ser Cristaux (“cristais” em francês) é curioso. O tema cristais permeou Clear Card, e agora dá pra entender o simbolismo em uma cena do palácio da Rainha dentro da história de Alice: seu palácio tem fundações de cristal, clara referência (agora, ao menos) a importância de Kaito para Akiho. Eu não tinha percebido essa ligação, eu li essa análise no blog da Cinzia!
  • O nome da Akiho ser Cosmos parece óbvio agora. Assim como Sakura, ela tem sua flor favorita como seu nome. A escrita de Cosmos indica que é o tipo Cosmos Chocolate, como conta a Cinzia em sua resenha.
  • Aliás, essa coisa de nomes verdadeiros… só remete ao famigerado “meu nome é…. TSUBASA” e fiquei chateada que não lembrei na hora que eu gravei a react. hAHHAHA
  • Uma coisa que se perdeu na tradução e que eu também só entendi lendo a resenha da Cinzia, é que a frase final de Sakura (“estarão juntos para sempre”) se refere ao Kaito e Akiho. Essa frase obviamente é uma referência ao final da série original, dita por Sakura, mas com o sentido dela e Sayoran, estarão juntos para sempre. Uma interpretação importante, e que ficou confusa e mal interpretada pelas traduções.

Não foi uma serialização perfeita (sempre achei longa DEMAIS), mas tivemos bons momentos, surtando e teorizando. Acho que foi uma continuação necessária? Er…… durante um bom tempo eu pensei que não, mas agora no finalzinho eu penso que foi legal expandir mais um pouquinho o mundo de CCS em CCS. Eu quero muito saber mais sobre os outros magos que existem nesse mundo. A referencia a eventos que aconteceram em Tsubasa me deixou até arrepiada hahahahahhaa. E penso que isso ainda ajudou a encaixar Clear Card na confusa timeline de eventos CCS-HOLiC-Tsubasa. Ou não. Mas ainda fico chateada que não pegamos esse evento pela visão da Sakura de CCS, pelo menos não nesta saga. Aliás, Sakura fez falta em sua própria série. Clear Card certamente foi uma história mais da Akiho e do Kaito. Meu eu mais cínico às vezes pensa que Akiho e Kaito teriam uma história separada, e que o CLAMP decidiu botar em CCS porque CERTAMENTE seria algo muito lucrativo. No final, a historia deles foi bonitinha e emocionante, por favor não me entendam mal!!!! Mas eu senti falta da Sakura, hahaha. Engraçado falar isso da protagonista que aparece em praticamente todas as páginas?

No final desta saga Sakura ganhou:

  • 1 amigona-irmã;
  • 1 báculo novo pra poder deixar o da estrela com outra pessoa que vai precisar dele;
  • 1 unidade de carta totalmente nova, a Flight (mas que tem mesma função de uma carta que já existia);
  • 1 novo contatinho mágico, se ele se recuperar bem.

Eu ainda estou digerindo o final, daí até a minha demora pra escrever e postar a resenha.

Depois eu vou escrever uma análise mais decente sobre a saga inteira, e quem sabe até transformar em um vídeo. Primeiro eu estou ainda bem reflexiva hahahaa.

Se vai haver outra saga ou não, só o tempo dirá. Mas eu vou estar aqui acompanhando com vocês, leitores. Muito obrigada por esses anos! Foi muito legal compartilhar essa experiência.

Ainda teremos um capítulo especial, que deve ser como os especiais curtinhos que tivemos antes. Eu vou comentar ele também, claro.

Até a próxima!


Se você gosta do Little Sakura, considere apoiar o projeto!


<<< Capítulo 79

Capítulo Especial >>>

3 thoughts on “Capítulo 80

  1. Chega a ser e frustrante, após 80 capítulos, o saldo ter sido de apenas UMA carta… Que basicamente é uma cópia da “alada” . Teria feito mais sentido às cartas semelhantes terem se fundido (ex: voo + alada) e novas terem apenas mudado o design. Enfim kkk

  2. Na verdade seriam três cartas, não vi com clareza, mas a blank e a remind parecem permanecer, então a Sakura teria um baralho de 22 cartas.

Deixe uma resposta