Capítulo 50

Mais uma splash bem referência Alice.

E finalmente chegamos ao capítulo 50 de Clear Card! Além de um curioso marco no desenvolvimento do plot desta nova saga, também é um paralelo à serie original, que chegou ao seu fim com 50 capítulos. Os dois não podiam ser mais diferentes, pois um traz uma resolução e fechamento, enquanto o outro lança novas luzes sobre assuntos relacionados não apenas à Clear Card, como também à série original.

Mais do que nunca, esse arco indica que teremos doze volumes, assim como a publicação original. Em números de páginas, Clear Card tem capítulos menores que a série original, que fechou em doze volumes, 50 capítulos.

Mas enfim, você leitor, não veio ler as minhas divagações sobre o número 50 e sim a resenha deste capítulo, daqueles que a gente que curte umas teorias, gosta!

Você pode ler todas as resenhas anteriores aqui!!!


Continuando diretamente do final do capítulo 49 e sem se desviar para assuntos paralelos. Sakura está preocupada com Akiho, porque viu que a amiga estava chorando. Ela pergunta para Momo se pode fazer alguma coisa.

Momo fica parada um instante, meio chocada e depois cai na gargalhada, porque Sakura é esse tipo de pessoa (super preocupada com os outros?). Momo pergunta se Sakura não vai comentar nada do fato de ela, um bichinho de pelúcia, estar se movendo e falando.

A menina responde que só consegue pensar na Akiho neste momento, e já está acostumada com bichinhos falantes. Ahhh bom! Imagine se Sakura ficasse chocada com isso!

(Aliás, ela não devia ficar nem um pouco chocada com o fato de “estudante estrangeiro transferido ter relação com o plot” também, mas enfim.)

Momo diz que Kerberos e Spinel Sun são iguais a ela. Sakura agora fica surpresa dela saber o nome dos guardiões, ao que Momo responde que Clow é uma super celebridade no mundo deles.

Rica & famosa

Momo também revela que sabe coisas sobre Sakura pois conseguiu superar a magia de contradição cognitiva que ERIOL lançou na Sakura quando a alma do Clow foi dividida! Ela explica que esta magia faz que um conjurador de poderes limitados não consiga notar o poder mágico de Sakura, uma magia cuidadosamente aplicada para proteger a menina e seu imenso poder de pessoas que possam usá-la com intenções maliciosas. Sakura também recebeu a proteção da Lua, provavelmente, do sino da Lua que a Kaho usou para ajudar Sakura durante o Juízo Final, ao que indica na página.

Kaho e o sino da Lua

Momo diz que Sakura é realmente amada e protegida, a ponto de fazer “aquela pessoa pensar no que pensa”.

Sakura pergunta quem é a pessoa…

E nós tambem!! A princípio pensei em Syaoran que, como sabemos, também está pensando em fazer alguma bobagem maluca para ajudar a proteger Sakura, mas o candidato mais provável é Kaito!! Que também está fazendo das suas e, provavelmente, gastando um tempo precioso que ele não tem. Mais sobre isso nos comentários ao final do post!

Para dar uma enrolada e não responder, Momo mostra o livro de Akiho, que Sakura reconhece como Alice no país dos relógios. Momo explica que o livro é, e ao mesmo tempo não é, de Akiho. O título, assim como seu nome “Momo” foram escolhidos por um desejo de Akiho, a mestra provisória deles. (Mais sobre isso nos comentários no final do post!)

Sakura pergunta se ela é a guardiã do livro, assim como Kero e Yue, e Momo diz que é verdade que a função dela é proteger o livro, mas que ela não se dividiu em dois como eles.

E revela sua verdadeira forma!!! Que é uma mistura de guardiões animais e guardiões com apartência humana, se você for pensar. Ufa, ainda bem que não parece um furry!!!

Momo CHIQUÉRRIMA

Momo não revela o seu nome verdadeiro (claro), mas joga uma pergunta para Sakura: se a menina sabe o motivo dela estar criando cartas, e se ela acha que é inconsciente, por não conseguir controlar seus poderes… ela diz que Sakura não está errada em pensar assim, mas E SE ela estiver sendo usada por outra pessoa para fazer isso??? Gosto que Momo já chega jogando um shade e armando um caos na cabeça da Sakura com essa revelação.

Sakura pergunta por quem, mas Momo diz que estaria violando seu pacto se contasse, mas pode mostras uma pista para ela. Momo usa a sua magia e os ponteiros do livro começam a se mover.

Sakura ganha um look novinho (ALERTA DE LOOK) pois Momo diz que, como o livro é Alice no país dos relógios no momento, ela tem que estar com uma roupa apropriada e, para não ser rude com Tomoyo dando uma roupa sem a permissão dela, Momo usa a magia para dar a Sakura a roupa que Tomoyo está costurando nesse momento.

O look final???

Momo acrescenta um relógio na roupa de Sakura, destrói a flor que continua envolvendo a menina e manda “Alice” para a história do livro (ou eu suponho…)

Neste momento, Kaito, que está colhendo flores, larga a tesourinha no chão, chocado que sentiu Momo usar seu poder e na sua forma original, mesmo sabendo que ele não está bem. Ele cai no chão e olha seu relógio de bolso, que parece se quebrar. Ele apenas olha pra frente com aquele sorrisinho de personagem do CLAMP que está conformado que vai morrer, e diz exatamente isso, que “o tempo está acabando para ele”.

Momo, de seu lado “branco” pergunta para “Alice”, o que é “felicidade” para ela, pois, embora tenha enfrentado inúmeros desafios, tristezas e sofrimentos, como sempre conseguiu dizer que está tudo bem?

E, do seu lado “negro”, pergunta para “Alice”, o que é infelicidade para ela.

Sakura é jogada em uma rua conhecida, porém o cenário é todo visivelmente feito de papelão, como em uma peça de teatro. Ao ver a sua casa, e seu pai saindo da porta, Sakura tenta falar com ele, que apenas sorri e pergunta se ela está procurando pelo seu pai.

Um cenário visivelmente fake é revelado para o leitor… resta saber se Sakura vai perceber isso.

Ela não entende o que está acontecendo!! Qual o mistéro por trás do mundo no qual Sakura se perdeu?????????????

Dum dum DUM.

E fim.


Desculpe que desta vez os comentários ficaram longos, mas faz tempo que não temos um salto de DESENVOLVIMENTO

Caramba, o que dizer??? Esse capítulo foi uma MONTANHA de revelações em um só lugar!! Eu AMO capítulos assim!!! Acabou a era receita de cheesecake!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Como me EMPOLGUEI, eu dividi os comentários em seções, para facilitar a leitura. Espero.

Mestra provisória

Uma diferença entre traduções, como apontado nesta postagem da Cinzia sobre o original, Momo se refere à pessoa que está com o livro “emprestado”. Ou seja, Akiho, a partir do momento em que alguém dá um nome ao livro e à “Momo”, esta pessoa “empresta” seus poderes.

Todo mundo sabe tudo sobre o Clow

Eu sempre acho curioso quando, no caso de Momo neste capítulo, alguém associa naturalmente não apenas Kerberos como Spinel Sun ao criador Clow. Porque, sei lá, o Clow supostamente criou Spinel Sun e Ruby Moon depois que selou Kero e Yue no livro… Os dois não faziam ideia que Clow criou outros dois guardiões, mas Momo fala como se fosse muito natural que as pessoas do ~mundinho mágico~ soubessem que Clow criou quatro guardiões.

Enfim, ele pode ter criado como Eriol, mas fica bem implícito que foi como Clow?? Em que ponto do tempo ele criou os outros dois? Será que o mago manipulou as memórias de Kero e Yue a ponto de não lembrarem da criação dos outros? Supostamente, Kero e Yue não lembram nem dos Mokonas (que eles conheceram canonicamente em Soel & Larg; As aventuras de Mokona Modoki…. e sim, eles conhecem a YUUKO)…. Mas isso já é assunto pra outro post!

É a mesma sensação daquela história que a Kaho, quando foi pra Inglaterra, soube, casualmente, que a reencarnação do Clow estava por ali. COMO ela soube??? Existe uma rede social mágica que identifica onde os magos estão?? O perfil do Eriol é “Eriol, reencarnação do Clow, magia das trevas”???

A forma original de Momo

A FORMA ORIGINAL de Momo é muito chique, e parece se encaixar muito bem na temática Alice.

Eu amo que Momo é muito META, sabe que Tomoyo faz os looks para a Sakura enfrentar os perrengues. Além disso, ela sabe tudo o que Sakura passou. Momo leu o mangá inteirinho!!

Além disso, diz que não foi dividida como Kero e Yue. Ou seja, ela possui as duas esferas, o Sol e a Lua? Sua roupa, e seu discurso no final sobre felicidade e infelicidade parecem indicar também a dualidade.

Sakura dividiu o poder de Clow, e Eriol aproveitou a purpurina e jogou sua magia

Bom, a tradução em português diz que foi quando a alma de Clow foi dividida. Mas eu fiquei confusa: Clow dividiu sua alma no momento que “deixou de existir” e esta virou Eriol e Fujitaka. Porém, ele não conseguiu dividir o poder mágico entre eles. Apenas Sakura, depois de transformar todas as Cartas Clow em Cartas Sakura e passar pelo teste do Eriol trevosinho, conseguiu poder suficiente para dividir os poderes mágicos de Clow em dois. Tá, então foi nesse minuto que o Eriol fez a magia de proteção em Sakura???

Essa magia explica muita coisa, como a Sakura não ter sido caçada pela sociedade maléfica de magos ingleses, por exemplo. Eriol deixou uma magia que esconde os poderes de Sakura para quem tem algum poder mágico, mas talvez não para quem tenha um PODER IMENSO. Útil. Mas er… ele podia ter contado essa antes né?

Se bem que não vale muito, porque alguém com poderes enormes pode quebrá-la. Talvez seja por isso que Ielan, Syaoran e até Eriol estavam preocupados com Kaito. Talvez nem seja Kaito quem estivesse por trás disso e sim Momo, que tinha uma magia suficiente para descobrir Sakura.

Mas hilário pensar que >ERIOL< fez uma magia protegendo Sakura de pessoas com más intenções. Justo quem??? Ah, tudo bem, Kaho ajudou, trazendo a proteção da Lua para Sakura.

Isso me lembra que os poderes de Yukito se desenvolvem dentro de um espaço onde Sakura é protegida pela Lua… Hum… será esta relação com a proteção da Lua, o Templo Tsukimine e talvez até o sino da Lua usado por Kaho e criado por Clow especialmente para ajudar Sakura??

Ah, amei a tradução da magia para contradição cognitiva. Achei chique.

Aquela pessoa

Momo deve estar falando sobre Kaito, principalmente pela pista do pronome utilizado no original. Vocês sabem que a Ohkawa ADORA uns pronomes, umas manipulações de kanji… coisas que mudam todo o sentido. Como eu não sei ler absolutamente nada em japonês, mais uma vez a Cinzia, em sua postagem sobre as diferenças da tradução entre a versão em inglês e japonês (surpreendentemente, a versão brasileira não tira tanto o contexto das coisas!), chama atenção para Momo ter se referido a “aquela pessoa” como “ano ko”, ou “aquele garoto”, a mesma expressão que ela já usou para se referir a Kaito anteriormente.

A magia de Sakura

Que a Sakura está extravasando seus enormes poderes ao criar cartas já sabemos há tempos. Mas que alguém está se aproveitando da situação é algo que desconfiávamos e aqui parece confirmar essa teoria.

Um grande candidato é Kaito, claro, que já disse abertamente várias vezes que está esperando Sakura criar uma determinada carta. Kaito também lançou uma magia para que ninguém pudesse contar para Sakura sobre ele. O que eu DUVIDO que afetasse Momo, mas parece afetar Kero e Yue também, então…

O tempo de Kaito

Fica a dúvida se o tempo de Kaito finalmente acabou e se, ao utilizar seus poderes na forma original, Momo tenha contribuído para o momento derradeiro. Como já falei antes, eu acho interessante para o plot a morte de Kaito, mostrando as consequências da utilização de magia de forma impulsiva. Porém, eu duvido muito que ele morra. Porque, embora este seja um mangá do CLAMP, em Sakura ninguém efetivamente morre no tempo presente. Outras pessoas já lidaram com poderes imensos pagando com sua morte no passado da série, como o Clow, e talvez Nadeshiko. Por outro lado, essa “morte” já está anunciada há tanto tempo que se torna até anticlimática.

Sei lá, ele pode perder um olho e ficar tudo bem no final.

Onde raios a Sakura foi parar

Momo prometeu uma pista para Sakura dentro desta realidade, para que a menina descubra quem está manipulando sua tendência para criar as cartas.

E CLAMP vem nos prometendo uma peça há tempos… talvez esta apareça de uma forma que não imaginávamos. A Tomoyo comentou em outro capítulo que estava fazendo uma roupa, supostamente essa roupa que Sakura está usando agora. Será que Momo tem o poder de manipular o tempo e pegar coisas do futuro, como a roupa pronta? Talvez, até a peça de Naoko, mas não no contexto Alice que esperávamos?

É bem provável que Sakura experimente uma realidade onde sua vida e a de Akiho estejam trocadas, fazendo assim que a menina entenda o que Akiho está passando.

Ou então Sakura vai vivenciar algo que viu durante o Juízo Final no anime, um mundo sem amor. Ou, no caso, um mundo que ela esteja separada das pessoas que ama.

Levemente desapontada que todos não estão caracterizados como personagens de Alice? (Sakura é ALICE nessa história, afinal!)

Mas nunca é tarde para fazer isso em um próximo capítulo!

Por outro lado, esta é a forma que Momo encontrou de burlar a magia de Kaito e sua reticência em talvez pedir a AJUDA de Sakura nesse problema com Akiho? Momo parece sentir que Sakura é uma pessoa legal e disposta a ajudar (o jeito que ela reagiu com preocupação ao ver a amiga naquele estado), e esta seja uma forma de provar que Sakura pode ajudar Akiho, e talvez até encontre pistas de COMO fazer isso dentro desta realidade.

Pra que serviu toda a preparação & será este o “conflito” final?

Em diversos capítulos anteriores, soubemos que várias pessoas ao redor de Sakura estão se preparando para ajudá-la em uma situação problemática. Syaoran pegando as cartas de Sakura para que ela não perdesse esses poderes, Touya com um poderes novos e todo secreto sobre isso, Yukito obtendo poderes da Lua, Eriol despachando Suppi e Ruby Moon para ficarem ao lado de Kero e Yue…. Kaho torcendo, eu acho (nem cartinha motivacional desta vez).

Se este é o confronto final, Sakura está lá, sozinha. O relógio de sua mãe a protegeu em primeiro momento, mas a rosa, a proteção externa (??) foi quebrada. Eu não acho que Momo tenha más intenções, então acredito que esse é uma espécie de “prova” que Sakura vai enfrentar, assim como no Juízo Final ou o confronto de Eriol. Ela sempre está com seus amigos nessas situações, mas sempre acaba enfrentando tudo sozinha no final.

Acredito que ela deve permanecer aí por boa parte deste volume.

Vamos aguardar para ver como esta situação vai se desenvolver!

Até o próximo capítulo!


<<< Capítulo 49

Capítulo 51 >>>

8 thoughts on “Capítulo 50

  1. Sobre o dono do livro: quando o Kaito conta a história da Momo (eu acho) eles falam que o livro conta a história do seu dono, mas a única pessoa que o consegue ler ele é a Akiho, mas a história é a da Sakura.

    1. Sim, é interessante que a história seja a de Sakura… Akiho pode não ter a mesma vida que ela, mas passou por muita coisa em suas viagens com Kaito, o suficiente para preencher um livro.
      Mas como o interesse de Kaito é a magia de Sakura, faz sentido ser a história sobre Alice-Sakura (Ainda mais agora que Momo colocou Sakura literalmente dentro da história!)

  2. Em um capítulo, Momo tinha falado que quando voltasse a sua forma original, iria dar um chute em Kaito, se eu fosse ele começava a me preocupar desde já

  3. Em que ponto do tempo ele criou os outros dois? Será que o mago manipulou as memórias de Kero e Yue a ponto de não lembrarem da criação dos outros? Kero e Yue não lembram nem dos Mokonas (que eles conheceram canonicamente em Soel & Larg; As aventuras de Mokona Modoki…. e sim, eles conhecem a YUUKO)

    Não li o mangá todo se Sakura, e não sei se o episódio no anime é canônico, mas quando o Kero encontra Spinel pela primeira vez, o Spinel estava nervoso com medo de Kero o reconhecer, e o Kero reagia como se nunca tivesse visto ele na vida, estou na expectativa de ver vocês comentarem sobre eles conhecerm a Yuuko, e fiquei sempre cabreiro de o Eriol nunca foi visitar a Yuuko nesse período ? Clamp sabe como fazer nó em nossas cabeças hahaha.

    1. Pois é, o cânone do anime é separado do cânone do mangá, algumas vezes eles se contradizem. XD

      Agora, a linha de tempo é complicada aqui, mas adoraria ver um encontro de Eriol e Yuuko!

      1. Provavelmente ele n foi atrás da Yuuko, porque é aquela coisa, feiticeira poderosa demais e q n vai ajudar (n conheço Tsubasa mas, a desgraça tem uma cara de vilã q meu amigo) e quem não ajuda só atrapalha, então a possibilidade dela virar um Eriol 2 seria bem séria se tivesse esse fan service

        1. Yuuko tem um pouco de cara de vilã mesmo, hehehe.
          Ele não foi pq a Yuuko não gostaria de ver o Clow nem pintado de ouro, que dirá o projetinho Eriol.
          Mas o CLAMP insiste em não dar o biscoito do crossover… 🙁

Deixe uma resposta