Capítulo 62

A splash deste capítulo traz o pequeno Kaito, com sua já conhecida mania de se pendurar em postes, nehehe. Na imagem podemos ver uma cidade ao fundo, neve, nuvens acinzentadas e Kaito estendendo sua mão para um pássaro: simbolicamente, sua liberdade?

Todas as reviews anteriores estão aqui!


Macarons de chocolate com menta

O capítulo começa com Syaoran provando os macarons de chocolate com menta que a Sakura fez. Ele diz que, embora não gostasse desta combinação antes, ele passou a gostar comendo especificamente estes macarons que a Sakura faz. Ele diz que se ela gosta, ele também quer gostar. Sakura responde que ela também vai se esforçar para gostar de uma coisa que ele goste e ela ainda não, mesmo que seja konnyaku!

Syaoran diz para ela não se preocupar, pois ele também não é fã de konnyaku.

Depois de comer os macarons, eles continuam batendo um papinho. Syaoran comenta que a confraternização já é na semana que vem, ao que Sakura responde que Naoko ainda está super ocupada com alterações de última hora no roteiro da peça.

Sakura diz que já decorou todas as suas falas, mas que às vezes ainda dá um branco. Por isso, ela e Akiho estão também decorando as falas uma da outra. Syaoran acha uma boa ideia, pois elas tem muitas cenas juntas e podem se ajudar assim. As duas vão ensaiar mais hoje.

Uma escritora em desespero

Syaoran está preocupado com isso, mesmo que Akiho não tenha magia nem más intenções, eles ainda não sabem quais são as intenções de Kaito. O garoto queria estar com as duas no ensaio, mas ele ainda tem que ajudar na montagem dos cenários da peça. Pede então que ela não se arrisque, e Sakura promete tomar cuidado. Eles estendem o dedinho para fazer a promessa, mas Syaoran volta a tomar outro choque misterioso, ao menor contato com Sakura.

Syaoran pergunta o que será isso, mas Sakura apenas sorri dizendo que não sabe, mas que quer poder voltar a tocá-lo logo para poderem selar suas promessas. Syaoran concorda, e os dois fazem uma promessa à distância.

Esses dois são muito fofos, mas que dó dessa situação.

O ensaio da peça

Sakura e Akiho estão ensaiando na sala de música.

Alice diz que não sabe por que está ali, que foi o gato que a trouxe para esse lugar, que faz ela sentir uma dor no peito.

Ela pergunta quem é sua interlocutora, que se identifica como a Rainha deste país. Alice pergunta o nome dela, e, após uma pausa, ela responde que a chamam de Rainha Vermelha.

“Qual é o nome deste país?”, pergunta Alice.

“Este é o País dos Relógios”, responde a Rainha

Alice cumprimenta a Rainha, e diz que, neste reino, ela é “Alice do País dos Relógios.”

Sakura então diz que, neste momento, as luzes irão se apagar e a música de Yamazaki vai começar a tocar. Akiho sai pela direita e Sakura, à esquerda.

Akiho diz que Tomoyo vai mexer na fantasia da Rainha Vermelha para que não atrapalhe na hora das duas se movimentarem no escuro. Sakura mal pode esperar para ver as fantasias da Rainha e de Alice prontas.

Chocolate com menta, parte dois

Sakura propõe uma pausa, para as duas beliscarem os macarons de Sakura. Akiho fica super empolgada em ver seu sabor favorito, chocolate com menta, entre eles. Sakura nota que a amiga gosta mesmo desse sabor. Akiho concorda, mas diz que também gosta dos outros.

Sakura conta que Syaoran passou a gostar de chocolate com menta também. Akiho responde que isso aconteceu pois foi ela quem preparou estes deliciosos macarons. Enquanto Sakura fica encabulada, Akiho conta que a mesma coisa aconteceu com seus pais.

Akiho diz que é algo incrível ter uma pessoa querida que gosta do que preparamos e passa a ter os mesmos gostos que você. Sakura concorda.

Akiho está determinada a gostar de coisas que não gosta, mesmo que seja konnyaku, que o Kaito gosta.

Sakura diz que falou a mesma coisa para Syaoran, mas ele não gosta de konnyaku. Ela nota que as duas sempre passam por situações parecidas no cotidiano, falam coisas parecidas… Akiho concorda, que as duas agem e falam do mesmo jeito. Ao juntarem suas mãos…

Como em um espelho, a interferência das ondas, a sincronicidade.

Dum DUM. Um breve lampejo da pessoa de capuz!! Sakura tenta levantá-lo, mas a imagem se estilhaça, enquanto se faz escutar mais um “não vai mais poder voltar”.

Sakura volta para a sala de música. Akiho está desmaiada, e um brilho paira no ar. Sakura captura a carta.

E qual carta Sakura capturou? Uma análise sobre as cartas com imagens.

É noite, e Sakura está relatando o que aconteceu para Kero e Suppi. Kero pergunta se Akiho está bem, e Sakura diz que a menina acordou logo, um pouco surpresa, e que insistiu que estava bem o suficiente para voltar sozinha para casa, mesmo após Sakura oferecer acompanhá-la.

Suppi pergunta qual e a carta que Sakura capturou e ela mostra.

Amei o conceito cartinha ship

SYNCHRONIZE é claramente baseada em Chiharu e Yamazaki, e combina muito bem com os dois, que tem uma ligação tão profunda e antiga. Kero comenta que a relação de Sakura e Akiho e mesmo de sincronicidade, afinal são amigas.

Suppi pergunta se tem mais cartas com desenho de pessoas, e Sakura passa a mostrá-las:

APPEAR, como Rika

REPAIR, como Tomoyo

REWIND, como Syaoran

PROMISE, como Yukito

TRUE OR FALSE, como Naoko

CHOICE, como Touya

KINDNESS, como Fujitaka

SYNCHRONIZE, como Chiharu e Yamazaki

Kero comenta que as cartas de Clow criou são de “espíritos” ou “animais sagrados”, enquanto esta série de Clear Cards que Sakura criou, apesar de parecias com as de Clow, são “fenômenos”.

Supi diz que, tirando a TIME, que é baseada no relógio da mãe de Sakura, as cartas com figuras de pessoas parecem imitar indivíduos que estão ao seu redor.

Sakura diz que todas essas são pessoas importantes para ela, e pergunta se há um significado por trás disso.

Sakura olha para a misteriorsa DREAMING, a figura com capuz, e fica pensando se esta é Akiho.

Mas algo chama a atenção da menina. Uma carta está totalmente transparente, sem imagens. É MIRROR. Kero diz não sentir nenhuma magia nela. Sakura fica espantada e pergunta o por quê.

O capítulo acaba aqui.


Comentários

Ahh um pouquinho de Sakura e Syaoran. Ohkawa sendo benemérita. Eu adoro como a relação entre eles está evoluindo para uma maior confiança, depois de superada toda a confusão com cartinhas sendo surrupiadas e falta de diálogo.

Eu adoro que, sobre o choquinho, eles ficam: “ah beleza, depois a gente vê o que é! Tomara que passe logo!” Esses dois, sempre sofrendo e passando perrengues para ficarem juntos, em todos os universos, mas ainda assim conseguem sorrir!! Onde será que eu vi isso? (sim, você adivinhou: Tsubasa!)

Relembrar aos leitores do choquinho pode demonstrar que VEM AÍ a explicação.

Esqueci minhas falas

Sobre curiosidades na tradução, Sakura comenta que às vezes tem um branco em suas falas, o que é normal. Mas graças aos comentários da Cinzia, somos informados que em japonês aparece a expressão esquecer “de repente”. O que é definitivamente suspeito, pois sabemos que a Ohkawa é conhecida por enganar tradutores com seus kanjis ambíguos. Mesmo que ela esqueça tudo, Akiho também está estudando suas falas, e pode dar uma cola pra ela. É de fato curioso as duas estudarem as falas uma da outra, mais ainda reforça aquela coisa de “uma no lugar da outra”, embora seja prático ter alguém para dar o ponto tão próxima no palco.

A dramaturga

Naoko sofrendo para escrever a peça e mudando coisas de última hora lembrou minha própria experiência de escrever uma peça na escola, justamente quando eu tinha a idade delas. No caso não foi tão legal quanto uma fanfic de Alice, e sim uma história sobre os deuses gregos. Eu preferia, definitivamente, ter escrito uma fic de Alice, hehehe. Fico pensando no que Naoko está tendo que arrumar de última hora.

Alice e a Rainha

Eu fiquei um pouco confusa, a princípio, com a passagem de Alice que as duas estavam ensaiando. Akiho como Rainha Vermelha? Daí eu LEMBREI de uma teoriazinha que eu fiz quando vimos os looks da peça. O vestido de Akiho parecia inspirado em uma Rainha, e eu comentei, apenas a título de curiosidade, que no livro “Alice Através do Espelho”, toda a estrutura da narrativa é baseada em um jogo de xadrez. Alice, o “Peão”, atravessa as casas até o outro lado do tabuleiro, onde se torna uma “Rainha”.

Será que foi isso que aconteceu aqui? Será que cada Alice da história é uma Alice de cada livro? Uma do “País das Maravilhas” (Sakura) outra do “País do Espelho” (Akiho). Akiho é a “Alice que não pôde voltar para seu lugar de origem”, então virou a Rainha do País dos Relógios? Nesse caso, faria muito sentido ela ser uma Rainha. Mas por que especificamente a Vermelha?

No livro, Alice não toma o lugar de nenhuma das Rainhas já preexistentes, a Branca e a Vermelha. Assim como no jogo de xadrez, podemos ter mais que uma rainha da mesma cor, se conseguirmos atravessar um peão ileso até o outro lado do tabuleiro (na verdade podemos escolher rainha, torre, bispo ou cavalo, mas a rainha é a peça mais poderosa né?).

Qual o seu nome?

Chama atenção também a pequena pausa de Akiho após ser perguntado o nome de sua personagem. “Rainha Vermelha” é claramente um nome falso, já que sabemos que ela é Alice. Akiho estaria na mesma situação? Seu nome seria falso também? Como filha de pais poderosos, é de se esperar ela ter um nome falso.

A breve conspiração do chocolate com menta e o pai de Akiho

Ah, o mistério do chocolatinho com menta e o pai de Akiho já foi solucionado neste capítulo. Não foi um erro de continuidade, e sim uma curiosidade interessante e fofinha.

Sobre as cartas

Por alguns segundos eu pensei “será que ela criou uma carta com a aparência de Akiho?” E vemos que não, era Chiharu e Yamazaki. Seria esta a tal carta que Kaito quer? Acho que não?? Aahaha.

Eu começo a desconfiar FORTEMENTE que a carta que Kaito quer seja uma carta baseada em Akiho.

O que pode significar que “DREAMING” não é Akiho? Eu acho que não é.

A melhor pessoa para entender o significado por trás dessas cartas baseadas nas pessoas importantes para Sakura é… a própria Sakura. Sinto que vem aí um momento que ela vai ter um estalo e falar “ah, é isso” Consequentemente, nós também.

Sincronicidade (toda vez eu lembro daquela música de Tokyo Revelations…)

Outra curiosidade apontada pela Cinzia é que o kanji da carta Synchronize significa “agir em uníssono” e também “simpatizar com”.

O que também me lembra das interferências das ondas ilustradas no fundo do painel síncrono de Sakura e Akiho, e também na própria carta Synchronize. Em física, essas ondinhas que são principalmente notadas quando você coloca um objeto na superfície da água, podem gerar o que se chama de interferências construtivas ou destrutivas.

Quando duas ondas superpostas tem a mesma fase, uma reforçando a outra, elas geram uma onda maior do que as duas originárias. As destrutivas tem fases diferentes, portanto uma “aniquila” a outra.

Por que esse conceito de física vive rent free na minha cabeça eu não sei. Mas é curioso né? Serve justinho nesse plot de Clear Card. Sakura e Akiho são ondas com a mesma “fase” (a sincronicidade), portanto o encontro delas só poderá trazer algo de construtivo para a vida de ambas… gerando algo maior que elas? Ohkawa, se você está cifrando o plot em física, isso só pode significar que: “calma aí, nenhuma das duas será destruída nesta história”?

Viajei né? Gente, eu estive doente esses dias, meu cérebro não está funcionando de forma normal, ahahaha.

Mais uma cartinha exclusiva do anime foi notada no meio das cartas de Sakura pelos fãs com olhos afiados. Gravitation aparece num cantinho, assim como Hail e Reversal já foram avistadas anteriormente. São erros? Sakura capturou estas off screen no mangá?

E o desaparecimento de MIRROR… assim como The Miror foi surrupiada por Kaito, a pobre clone da Espelho no baralho das Clear Cards também foi levada. As evidências anteriores apontam Kaito. Mas será que ele precisa tanto assim de duas cartas espelho? Ele já substituiu duas pessoas ou está pensando em fazê-lo em um futuro próximo??

Qual será a pobre sina destas cartas?

Agora acaba?

O CLAMP anunciou recentemente que HOLiC vai voltar na primavera japonesa de 2023. Um primeiro indicador aí. As duas obras coexistiram brevemente, até o hiatus de HOLiC começar em 2017. Duvido muito que continuem a ser publicadas em paralelo. O foco do CLAMP anda muito em HOLiC ultimamente (e Tokyo Babylon também). Quem sabe?

Em seus comentários sobre o capítulo, o Alex nota que os personagens já estão com seus uniformes de inverno, que no Japão começam a ser usados em Outubro, no outono. E lembra que Ohkawa já afirmou em um spaces que a história vai terminar no outono. A passagem do tempo sempre costuma ter importância nas histórias de Sakura, e parece que tivemos um pequeno salto no tempo! Talvez de três meses? Eita peça bem ensaiada, hein.

E falando nela, a peça vai ser encenada na próxima semana (na história).

É o final chegando. Tudo aponta para ele. Agora, se a peça vai ser no próximo capítulo, é pedir demais. Sabemos que o tempo pode se arrastar ou saltar nestas páginas de Clear Card.

Parece o jogo Detetive né? Sakura e Akiho, de vestido de Alice e Rainha, na peça, no momento em que as luzes se apagam. Porque só pode ser esse o momento onde tudo vai acontecer.

Aguardando para abrir o meu envelopinho e ver se eu acertei.

Até a próxima!

O que você acha? Compartilha com a gente nos comentários!!

Até a próxima!


Se você gosta do Little Sakura, considere apoiar o projeto!


<<< Capítulo 61

Capítulo 63 >>>

10 thoughts on “Capítulo 62

  1. Tava refletindo sobre a capa, a ave é uma andorinha que é típica do verão, mas a cidade está com um clima frio como se fosse inverno.
    Talvez o contraste do do inverno com o verão seja um indicativo do poder do tempo que o Kaito tinha, além de representar a liberdade

  2. Será que a carta que o Kaito está esperando é alguma com a cara da Sakura?? Já que ela está criand cartas com rostos conhecidos, por que não uma com o dela, sem ser a espelho? #Teorias

    1. Olha, seria muito interessante! Porque todo mundo pensa que ele quer uma carta “Akiho”, mas pensando bem, a Espelho original servia basicamente para se passar pela Sakura!!

  3. Gostei muito desse capítulo! Só de ter interação Sakura e Syaoran já valeu a pena, saudades desses dois juntos sendo fofos. =)

    Sobre a carta Espelho, na hora que eu terminei de ler o capítulo, a primeira coisa que me veio à mente foi: as cartas “Espelho” dos dois baralhos estão conectadas de alguma forma, e Kaito roubou a carta Espelho das cartas Sakura para poder ter acesso às Clear Cards. Mas acho que viajei, né?

    Sobre as cartas em geral, sei não, mas acho que Sakura não vai usá-las todas num eventual “embate” final com Kaito. São várias cartas com rostos de amigos, será que todas serão usadas em uma única ocasião?

    De qualquer forma, tô muito curioso sobre essa questão das cartas de “fenômenos”, e sobre a tal carta que Kaito tanto quer.

    1. O fato de supostamente o Kaito ter pego a Espelho das Clear Cards me parece sugerir um acesso fácil a esse baralho também. Não achei muita viagem a sua teoria! Eu também acho que as duas espelhos estão meio que conectadas, pois elas são bem parecidas.

      Eu estava pensando que as cartas de fenômenos talvez possam agir em conjunto como uma espécie de proteção para a Sakura. Sabe, como quando o Eriol atacou a Sakura no final da série original e as cartas criaram uma espécie de barreira para protegê-la? Algo assim 🙂

Deixe uma resposta